TOUR4  0

Dezenas de pessoas fazem fila para receber ajuda humanitária em Erbil. Foto: PMA/Mohammed Albahbahani

Dezenas de pessoas fazem fila para receber ajuda humanitária em Erbil. Foto: PMA/Mohammed Albahbahani

Rio de Janeiro.- Comboios levando comida do Programa Mundial de Alimentos (PMA) chegaram nessa quarta-feira (27) amilhares de deslocados iraquianos em Karbala, no sudoeste da capital do país, Bagdá, levando o número de pessoas que recebem assistência alimentar para mais de 700 mil pessoas desde o início dos confrontos, em meados de junho.

De acordo com nota da ONU Brasil, distribuída em idioma português, no dia 28 de agosto, somente esta semana, 2 mil famílias receberam alimentos depois que o PMA criou um corredor humanitário ao longo da fronteira iraniana. Mais comboios partirão diariamente de Erbil para Karbala até que todas as 15 mil famílias cadastradas receberam assistência.

“A situação humanitária no Iraque é extremamente desafiadora”, disse o diretor regional do PMA para o Oriente Médio, Norte da África, Ásia Central e Europa Oriental, Mohamed Diab.

Atualmente mais de 1 milhão de pessoas está deslocada dentro do Iraque, muitas sem acesso a comida, água ou outras necessidades básicas, vivendo em prédios em construção, mesquitas, igrejas, parques e escolas.

Chevrolet 0