Etiquetas

,

Apelo humanitário para atender às necessidades em Gaza

A 2 Foto ONU -

Famílias palestinas se abrigam em uma escola da UNRWA em Gaza. Foto: UNRWA/Shareef Sarhan

Rio de Janeiro. ­A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) lançou um apelo emergencial de 60 milhões de dólares para responder às necessidades humanitárias urgentes da população de Gaza. A UNRWA também informou nesta segunda-feira (21) que o número de pessoas deslocadas em busca de segurança em suas instalações já ultrapassa 84 mil e em breve esse número poderá chegar a 100 mil pessoas.

Em resposta às crescentes necessidades dos civis afetados pelo conflito, agências humanitárias mobilizaram suprimentos da Cidade Humanitária Internacional (CHI), maior centro de logística para ajuda humanitária do mundo, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Uma operação aérea especial partindo de Dubai começou no último domingo (20) a dar apoio às famílias deslocadas em Gaza. Um avião de carga 747 decolou transportando 115 toneladas de suprimentos, contendo 45 mil colchões, 10 mil cobertores e 220 ​​kits de higiene. O avião pousou no Aeroporto Internacional de Marka, em Amã (Jordânia) na manhã desta segunda-feira (21).

“Estamos muito gratos pela reação imediata e resposta generosa que recebemos de Dubai e todos os membros da CHI a partir do nosso pedido de ajuda. O transporte aéreo de Dubai é um dos melhores exemplos de como agentes humanitários podem ser eficazes quando se trabalha em conjunto”, disse o comissário-geral da UNRWA, Pierre Krähenbühl.

Nos próximos dias, mais aviões de carga estão programados para chegar em Amã. A partir desse ponto, a UNRWA transportará de caminhão os suprimentos para distribuição em Gaza.

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) continua fornecendo rações de diárias, juntamente com a UNRWA; mais de 50 mil pessoas receberam assistência emergencial nas últimas 24 horas.

Cabe assinalar que a informação foi divulgada, em idioma português, foi divulgada no dia 21 de julho pala ONU Brasil