Etiquetas

,

Foto ONU

Foto ONU

Rio de Janeiro.- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e os membros do Conselho de Segurança condenaram nesta quinta-feira (17) o contínuo lançamento de mísseis realizados pela Coreia do Norte.

“Estes lançamentos violam claramente as resoluções do Conselho de Segurança que proíbem a Coreia do Norte de realizar qualquer lançamento utilizando tecnologia de mísseis balísticos”, disse o secretário-geral em nota divulgada por seu porta-voz.

“O secretário-geral insta o governo da Coreia do Norte a trabalhar na construção de confiança mútua com seus vizinhos.”

O governo norte-coreano realizou uma série de lançamentos de mísseis balísticos no final de junho e início de julho, apesar dos repetidos apelos da ONU para abster-se de tais atividades e das inúmeras rodadas de sanções impostas pelo Conselho de Segurança.

O porta-voz da ONU acrescentou que o secretário-geral está em contato com todas as partes interessadas e continua explorando alternativas construtivas para ajudar no trabalho de restabelecer a estabilidade e a paz na Península da Coreia.

Também na quinta-feira (17) o embaixador Eugene Richard Gasana, de Ruanda, país que detém a presidência rotativa do Conselho de Segurança no mês de julho, disse a jornalistas que o órgão de 15 membros debateu os recentes lançamentos de mísseis.

“Os membros do Conselho de Segurança condenaram os lançamentos como violações das resoluções do Conselho de Segurança […] e instaram a Coreia do Norte a cumprir integralmente as suas resoluções”, acrescentou Gasana.

É preciso dizer que, a informação foi traduzida e divulgada pela ONU Brasil, no dia 18 de julho.