Etiquetas

, , , , ,

C16 Foto ONU  -                  -Rio de Janeiro.- Comemorando o Dia Mundial dos Oceanos, neste último domingo (8), autoridades das Nações Unidas divulgaram mensagens de encorajamento à comunidade internacional e de reflexão sobre os vários benefícios dos oceanos, bem como sobre o compromisso em mantê-los saudáveis e produtivos para as atuais e futuras gerações.

“Temos que garantir que os oceanos continuem a suprir nossas necessidades sem comprometer as das futuras gerações”, observou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. Entre as vantagens advindas dos oceanos estão a geração de oxigênio, a absorção de emissões de CO2, a facilitação do comércio internacional e a geração de renda para países dependentes do turismo, pesca e atividades afins.

A diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, enfatizou que “em uma era de crescentes ameaças, precisamos mudar o modo com que entendemos, administramos e usamos os recursos oceânicos e de áreas costeiras. Para tal, precisamos de dados científicos mais fortes a fim de criar políticas sustentáveis e baseadas nesse ecossistema”.

A Assembleia Geral da ONU já reconheceu os oceanos e mares como um tema importante para o crescimento sustentável. Infelizmente, ações humanas como superexploração, pesca ilegal e destrutiva, práticas insustentáveis de aquicultura, poluição marinha, mudança climática e acidificação estão esgotando mais rapidamente os preciosos recursos das águas.

Cabe assinalar que, a informação deste artigo foi divulgada, em idioma português, pela ONU Brasil no dia 9 de junho.