Etiquetas

, ,

Foto ONU

Foto ONU

Rio de Janeiro.- Vencedor da segunda edição do “Arab Idol” – versão dos países árabes do popular reality show americano “American Idol” – o palestino de 24 anos Mohammed Assaf, virá ao Brasil para se apresentar na 64ª cerimônia de abertura do congresso da FIFA, que acontece em São Paulo no dia 10 de junho. Assaf é o primeiro cantor árabe a participar em um evento mundial da FIFA.

Filho de pais palestinos, Assaf nasceu na Faixa de Gaza e, quando tinha quatro anos, sua família se mudou para o campo de refugiados de Khan Yunis.

A vitória de Assaf no “Arab Idol” causou grande emoção no Oriente Médio. Milhares de palestinos foram às ruas em comemoração pela conquista do jovem refugiado na competição internacional. Antes de se tornar um sucesso, Assaf cantava em festas de casamento. Agora, com concertos organizados em várias partes do mundo, e seus vídeos vistos por milhões de pessoas, ele se tornou um ídolo para os palestinos.

Por sua história de vida e a força de suas músicas como forma de expressão artística e representação dos refugiados da Palestina, em junho de 2013, Assaf aceitou o convite para ser o embaixador da Juventude da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) e gravou uma música especialmente para a Agência.

A música que Assaf tocará no evento da FIFA – intitulada Assaf 360 – foi produzida especialmente para a ocasião por Rodney “Darkchild” Jerkins, mundialmente conhecido por seus trabalhos com Michael Jackson, Mariah Carey e Whitney Houston. Os produtores libaneses Michel Fadl e Walid Al Fayed também colaboram na produção musical, bem como o letrista Nizar Francis. A composição mistura vários gêneros musicais e a letra fala sobre esperança, juventude e união.

A música faz parte da campanha “Give for Food” (Doe para a alimentação), da UNRWA, que tem por objetivo levantar fundos para ajudar aproximadamente um milhão de refugiados da Palestina na Síria, no Líbano, na Jordânia, na Cisjordânia e em Gaza. Para participar da campanha basta baixar o tema via Anghami+ ou iTunes. A renda desses downloads será 100% direcionada para a campanha.

Durante sua curta estadia em São Paulo, Assaf vai também se encontrar com os diretores da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, uma instituição que já apoia a UNRWA por meio de campanhas de arrecadação de fundos no Brasil, em apoio aos serviços de saúde oferecidos pela Agência.

A UNRWA proporciona assistência para cerca de 5 milhões de refugiados da Palestina na Jordânia, no Líbano, na Síria, na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, onde o jovem Mohammed frequentou a escola.

Cabe assinalar que a informação foi divulgada pela Onu Brasil no dia 6 de junho.