Etiquetas

, , , , ,

Fórum no ano passado. Foto: ONU-Habitat

Fórum no ano passado. Foto: ONU-Habitat

Rio de Janeiro, Brasil.- De 5 a 11 de abril, a cidade de Medellín, na Colômbia, sediará a 7ª edição do Fórum Urbano Mundial. O evento, organizado pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), é a principal conferência global sobre questões urbanas.

Cabe assinalar que a informação, em idioma português, foi divulgada pela Nações Unidas no dia 1 de abril.

tema do encontro deste ano é “Patrimônio Urbano em Desenvolvimento – Cidades para a vida”. Esta é primeira oportunidade para discutir a situação atual das cidades, liderar os esforços na disseminação do desenvolvimento urbano sustentável e equitativo, além de cumprir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) acordados pelos países-membros da ONU.

O Fórum reunirá representantes de governos, organizações da sociedade civil, universidades, setor privado, imprensa, agências das Nações Unidas e outras organizações internacionais. Além de 140 especialistas internacionais, mais de 100 instituições apresentarão trabalhos como soluções para os desafios que enfrentam as cidades.

Estão programados cerca de 500 eventos paralelos, incluindo capacitação, “networking”, sessões especiais, exposições, debates, entre outros. São quase 25 mil inscritos de 164 países.

Medellín foi escolhida por ser um exemplo internacional atual em transformações urbanas através de práticas de urbanismo social. Ela conseguiu atender as suas comunidades mais vulneráveis, com soluções para mobilidade acessível, um governo mais inclusivo e educação de qualidade, além de recuperar espaços públicos e as áreas verdes da cidade.

A abertura do Fórum deste ano acontecerá no dia 5 de abril no Centro de Convenções da Plaza Mayor em Medellín. A entrada é gratuita.