Etiquetas

, ,

Foto: UIT

Foto: UIT

Rio de Janeiro, Brasil.- O novo relatório da União Internacional de Telecomunicações (UIT), intitulado “Oportunidades Digitais: Soluções TIC Inovadoras para o Emprego entre Jovens”, afirma que as soluções digitais possibilitam que jovens de todo o mundo adquiram habilidades fundamentais para o novo mercado de trabalho. O documento pediu que os governos promovam e invistam em polos de tecnologia, ensino digital e eventos de interação e cooperação entre empreendedores digitais.

Segundo a UIT, uma das principais causas de desemprego entre os jovens – atualmente, estima-se que 73 milhões estejam desempregados e quase 220 milhões subempregados – é o descompasso entre os conhecimentos exigidos pelo mercado e aquele oferecido pelas instituições tradicionais de ensino. A boa notícia? A explosão do aprendizado online possibilita aos jovens obterem as habilidades que necessitam.

“A atual revolução nas tecnologias de informação tanto está transformando os setores existentes quando criando novos, a exemplo do mercado de apps [aplicativos]”, diz Hamadoun Touré, secretário-geral da UIT. “Equipar as novas gerações com habilidades digitais será abrir-lhes as portas para diversos trabalhos e oportunidades de negócios.”

Já Brahima Sanou, diretor do Departamento de Desenvolvimento em Telecomunicação do UIT, afirma que “este é um ambiente dinâmico onde governos e outros agentes precisam ser habilidosos no desenvolvimento de iniciativas em tempo real. É algo desafiador, mas que pode e deve ser feito, e é minha esperança de que este relatório inspire ação”.

O empreendedorismo é cada vez mais reconhecido como uma alternativa ao trabalho assalariado, visto que jovens cidadãos podem se tornar criadores de empregos. Além do conhecimento digital, eles podem adquirir pela educação online outros “soft skills” que os auxiliem em seus empreendimentos, como criatividade, comunicação e colaboração.

É procedente dizer que, a informação foi traduzida e divulgada no dia 1 de abril pela ONU.

Leia o relatório clicando aqui.