Etiquetas

Estamos cada vez mais perto do automatizado?..

Future.Networked.Car

Future.Networked.Car

Rio de Janeiro.- Participantes do Simpósio “Futuro Carro Conectado“, realizado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) durante o Salão do Carro de Genebra, declararam que na próxima década quem estiver disposto a entregar suas chaves e confiar no seu carro para levá-lo de um local para outro, poderá fazer exatamente isso.

Cabe assinalar que a informação foi divulgada, em idioma português, pela ONU Brasil no dia 13 de março.

A discussão, concentrada em inovação para viabilizar o carro “autônomo” do futuro, envolveu a indústria, agências internacionais e organismos de esportes motorizados. Especialistas que participam das sessões técnicas concordaram que os componentes tecnológicos para a condução automatizada atingiram um nível de maturidade que permitirá o lançamento deste novo carro em um futuro próximo.

Os acordos sobre as normas técnicas internacionais e os requisitos regulamentares necessários para esse lançamento já estão sendo colocados em prática.Participantes pediram que a UIT, em colaboração com a Comissão Econômica das Nações Unidas para Europa (UNECE), sedie um diálogo com fabricantes de veículos para discutir os próximos passos e transformar em realidade a condução totalmente autônoma.

O secretário-geral da UIT, Hamadoun I. Touré, disse que “estamos à beira de uma verdadeira revolução no transporte pessoal. Combinando a vontade das indústrias de veículos e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), podemos criar uma mudança de paradigma tão profunda como aquela provocada pela introdução da telefonia móvel. É o momento certo para enfrentar os desafios finais para que esta possibilidade incrível seja acessível a todos. Estou orgulhoso que a indústria está confiando a UIT este importante trabalho”.