ONU.

ONU.

São Paulo, 14 de fevereiro de 2014 – Começa o primeiro ciclo de capacitação da Edição 2013-2016 do Selo UNICEF Município Aprovado em Minas Gerais. As formações acontecem nos dias 17 e 18 de fevereiro em Montes Claros e no dia 20 de fevereiro em Araçuaí.

Cabe assinalar que a informação foi divulgada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, nos últimos dias.

Esta é a 4ª edição do Selo UNICEF em Minas Gerais, que teve a adesão de cem municípios no Estado.

A iniciativa tem como objetivo ajudar a universalizar direitos e melhorar a vida das crianças e dos adolescentes que vivem no Semiárido, reduzindo as desigualdades sociais no País.

Ao aderir ao Selo, os municípios assumem o compromisso de desenvolver um conjunto de ações para promover os direitos de meninas e meninos a sobreviver e se desenvolver; aprender; proteger-se e ser protegido do HIV/aids; crescer sem violência; ser adolescente; e ser prioridade absoluta nas políticas públicas.

Para apoiá-los, o UNICEF oferece um programa de formação ao longo da edição. Nesse primeiro encontro, os gestores vão conhecer os detalhes da metodologia do Selo e receber material de apoio ao trabalho a ser desenvolvido nos próximos meses.

Durante a formação, o UNICEF vai receber articuladores municipais, representantes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e adolescentes dos municípios inscritos. Os participantes serão capacitados para atuar como multiplicadores dos conteúdos apresentados.

Atualmente, o Selo UNICEF Município Aprovado acontece em dez Estados do Semiárido brasileiro. A Edição 2013-2016 conta com o apoio da Petrobras, Fundação Telefônica, Coelce e Cemar, governos e organizações não governamentais. Em Minas Gerais, a iniciativa é desenvolvida em parceria com a Oficina de Imagens.