rte: Departamento de Informação Pública da ONU

rte: Departamento de Informação Pública da ONU

Rio de Janeiro, Brasil.- Press Release ONU Brasil.- As Nações Unidas lançaram o Ano Internacional de Solidariedade com o Povo da Palestina nesta quinta-feira (16). Funcionários de alto escalão da ONU foram unânimes ao afirmar que 2014 será crucial para a paz na região e que esperam que essa iniciativa impulsione os esforços para o fim do conflito entre Israel e Palestina.

O secretário-geral adjunto da ONU, Jan Eliasson, disse que os negociadores israelenses e palestinos estão trabalhando duro para uma solução pacífica e abrangente para acabar com a ocupação que começou em 1967, pondo um fim ao conflito e garantindo um Estado da Palestina independente e soberano vivendo ao lado de Israel.

O presidente da Assembleia Geral da ONU, John Ashe, também se pronunciou pedindo que governos, organizações internacionais e cidadãos de todo o mundo façam sua parte para garantir o fim do conflito na região. “Vivemos em um contexto internacional que exige a cooperação entre todas as partes, entidades e seres para encontrar soluções para os desafios enfrentados pela família humana. Não há exceções. Israel e Palestina devem chegar a um acordo para que eles possam viver lado a lado, em paz e segurança.”