Foto: UNRWA

Foto: UNRWA

Rio de Janeiro, Brasil.- Press Release ONU Brasil.- Arquivos recém-digitalizados sobre mais de 50 anos de história dos refugiados palestinos podem ser acessados no site da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA). Além da vida dos palestinos no contexto do trabalho da UNRWA, o material também documenta eventos políticos turbulentos e apresenta fotografias de figuras públicas e políticas. São mais de 43 mil negativos, 10 mil impressões, 85 mil slides, 75 filmes e 730 fitas cassetes.

O material inclui imagens dos palestinos saindo de suas casas em 1948, a criação dos campos de refugiados nos anos 1950, o segundo êxodo dos palestinos, a guerra no Líbano e o período de conflitos desde 1980 até o início do século 21.

Para o comissário-geral da UNRWA, Filippo Grandi, a memória coletiva é um elemento vital para a identidade comum. “Digitalizar tais arquivos era a única solução para preservar essa memória.”

Atualmente, há 58 campos de refugiados na Jordânia, Líbano, Síria, Cisjordânia e Faixa de Gaza. A população da região soma quatro gerações de refugiados palestinos. O “direito de retornar” a seus antigos lares é hoje um dos principais motivos de impasse nas negociações com Israel.