Dia Internacional contra a Corrupção

C8 Foto UNODC Brasil e Cone Sul

Brasília, Brasil – Hoje é comemorado no mundo todo o Dia Internacional contra a Corrupção. A campanha global contra a corrupção lançada este ano pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) reforça a mensagem de que, enquanto houver corrupção, não haverá desenvolvimento.

Esta é exatamente a ideia por trás de um novo vídeo lançado hoje pelo Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil:

Com o tema Zero Corrupção – 100% Desenvolvimento, a campanha foca nos efeitos corrosivos da corrupção sobre o desenvolvimento, destacando que este crime compromete a democracia e o Estado de Direito, leva a violações de direitos humanos, distorce mercados, erode a qualidade de vida e permite que o crime organizado e outras ameaças à segurança prosperem.

“A corrupção é uma barreira para conquistar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e precisa ser levada em conta na definição e implementação de uma forte agenda de desenvolvimento pós-2015”, disse o Secretário Geral da ONU, Ban Ki-Moon, em sua mensagem sobre o Dia Internacional.

O Diretor Executivo do UNODC, Yury Fedotov, também publicou uma mensagem para marcar a data, na qual destacou a necessidade de um espírito de cooperação no combate à corrupção: “A corrupção não é apenas o problema de um país desenvolvido ou de um país em desenvolvimento, é um desafio de cada pessoa, e de cada nação.”

Para apoiar a campanha contra a corrupção, compartilhe o vídeo do UNODC nas suas redes sociais e visitewww.anticorruptionday.org

Informações relacionadas:

Cabe assinalar que a informação foi traduzida e divulgada no dia 9 de dezembro pela UNODC Brasil e Cone Sul.