Foto de E.R.S, 35 anos

Foto de E.R.S, 35 anos

Rio de Janeiro, Brasil.- Press Release ONU Brasil.- Uma exposição de fotografias que revelam o cotidiano dos presídios da capital gaúcha através dos olhares de detentos, detentas e funcionários será lançada no domingo, 1º de dezembro, para marcar o Dia Mundial da Aids.

A ação é uma iniciativa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde, com apoio da Delegação da União Europeia no Brasil.

A exposição A Liberdade de Olhar irá mostrar o resultado de duas oficinas de fotografia realizadas em agosto com 17 internos e 18 profissionais da Penitenciária Feminina Madre Pelletier e do Presídio Central de Porto Alegre.

No total, mais de 100 imagens que retratam o cotidiano dos dois presídios, clicadas nas oficinas por quem vive essa realidade todos os dias, serão exibidas em impressões e numa projeção junto a relatos dos participantes.

Foto de J.F.R, 22 anos

Foto de J.F.R, 22 anos

As atividades fazem parte de um novo projeto do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil que tem como objetivo desenvolver uma metodologia de capacitação e sensibilização sobre direitos humanos no sistema penitenciário.

A proposta é utilizar imagens que retratem situações de vulnerabilidade relacionadas à promoção e/ou à violação de direitos humanos no cotidiano das prisões para promover uma discussão sobre o assunto, com foco em questões de gênero, violência e saúde, mais especificamente na prevenção da aids, das hepatites virais e da tuberculose.

A exposição estará aberta a partir das 9h de domingo (01/12), na Usina do Gasômetro. Na próxima semana, de terça-feira (3) a sábado (7), ela poderá ser vista na Praça Quinze de Novembro, em frente ao Mercado Público Central de Porto Alegre.

Foto de E.R.S, 35 anos

Foto de E.R.S, 35 anos

No âmbito do Ministério da Saúde, a realização das oficinas conta com o apoio técnico do Programa Nacional de Controle da Tuberculose e da Área Técnica de Saúde no Sistema Penitenciário.

A iniciativa também conta com a parceria do Núcleo de Educação Profissional do SENAC/RS, da SUSEPE e do Programa Municipal de DST/Aids. Esta ação também está inserida no âmbito do Plano Integrado das Nações Unidas para o enfrentamento da epidemia de HIV/aids no município de Porto Alegre (AIDS Tchê).

Dia Mundial da Aids

O Dia Mundial da Aids é comemorado todos os anos no 1º de dezembro desde 1988. A data se tornou um dos dias de conscientização sobre saúde mais reconhecidos internacionalmente e é uma oportunidade fundamental para sensibilizar o público, relembrar aqueles que já se foram e celebrar as vitórias conquistadas, como o aumento do acesso aos serviços de tratamento e prevenção.

Desde o início da epidemia, em 1980, até junho de 2012, o Brasil teve 656.701 casos registrados de aids, de acordo com o último boletim epidemiológico do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, do Ministério da Saúde. Em 2011, foram notificados 38.776 casos da doença e a taxa de incidência de aids no Brasil foi de 20,2 casos por 100 mil habitantes.

Serviço

Exposição A Liberdade de Olhar
1º de dezembro, a partir das 9h, na Usina do Gasômetro – Porto Alegre, RS
De 3 a 7 de dezembro, a partir das 10h, na Praça Quinze de Novembro – Porto Alegre, RS
Entrada gratuita