Foto ONU

Foto ONU

Rio de Janeiro, Brasil.- A Cidade do Panamá, no Panamá, recebe de segunda-feira (25) a sexta-feira (29) a Conferência das Partes (COSP5) da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (UNCAC), a maior reunião mundial de luta contra esse crime.

Mais de 1.200 participantes estarão presentes na 5ª Sessão da Conferência dos Estados-membros da UNCAC para discutir como a convenção está sendo implementada e como todos os países podem enfrentar de forma mais efetiva o problema da corrupção.

Para o diretor executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Yury Fedotov, “só podemos ser bem sucedidos na luta contra a corrupção se tivermos claro que a responsabilidade e a transparência são elementos fundamentais para alcançar o desenvolvimento sustentável”.

Para Fedotov, a corrupção é também um dos maiores obstáculos ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

A UNCAC, aprovada há dez anos, é o único instrumento contra a corrupção de caráter universal e juridicamente vinculativo. A cada dois anos, um evento reúne os estados signatários da UNCAC e é, conjuntamente, revista a aplicação da Convenção

Cabe assinalar que a informação foi divulgada, em idioma espanhol, pela ONU Brasil, no dia 25 de de novembro.

Para assistir a alguns dos eventos do programa pela internet clique aqui.