ONU Brasil

ONU Brasil

Rio de Janeiro, Brasil.- O secretário-geral da ONU, saudou na sexta-feira (23) um acordo provisório alcançado em relação ao programa nuclear do Irã e pediu que os governos interessados façam todo o possível para continuar as negociações.

Em um comunicado divulgado pelo seu porta-voz, Ban Ki-moon felicitou os negociadores em Genebra para o progresso feito sobre “o que poderia vir a ser o início de um acordo histórico para os povos e as nações da região do Oriente Médio e região”.

Ele exortou os governos do Irã e os seis outros Estados-membros envolvidos a “trabalhar neste começo encorajador” e a criar confiança mútua.

Ban Ki-moon “apela a todos os membros da comunidade internacional para apoiar este processo que, se permitido que tenha sucesso, é provável que seja para o benefício a longo prazo de todas as partes”, disse seu porta-voz.

Ele também reafirmou seu “compromisso inabalável” com o fortalecimento do desarmamento nuclear e o regime de não proliferação, acrescentou o porta-voz.

O programa nuclear do Irã – que seus funcionários têm indicado ser para fins pacíficos, mas que alguns outros países afirmam que ser impulsionado por ambições militares – tem sido motivo de preocupação internacional desde a descoberta, em 2003, de que o país tinha escondido suas atividades nucleares por 18 anos, em violação às suas obrigações nos termos do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP).

É preciso assinalar que a informação, em idioma português, foi divulgada pela ONU Brasil no dia 25 de novembro.