Agências humanitárias distribuem itens de ajuda para as vítimas. Foto: OCHA.

Agências humanitárias distribuem itens de ajuda para as vítimas. Foto: OCHA.

Rio de Janeiro, Brasil.- O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) lançou uma página na Internet para receber doações financeiras online destinadas a apoiar a ajuda humanitária aos sobreviventes do tufão Haiyan, que atingiu as Filipinas.

Cabe assinalar que a informação foi divulgada no idioma português por ONU Brasil, no dia 18 de novembro.

A página está disponível aqui, na qual o doador pode escolher o valor e a modalidade de pagamento.

Além dos milhares de mortos e feridos após a passagem do tufão, estima-se que o tufão tenha deslocado cerca de 800 mil pessoas. “O nível de destruição que estamos assistindo é absolutamente chocante”, disse o Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados, Antonio Guterres.

Como primeira resposta emergencial, o ACNUR enviou um avião com lonas plásticas, cobertores, roupas e outros itens de ajuda para cerca de 1.400 famílias. O avião saiu de Dubai, onde fica um dos armazéns da agência. Outros carregamentos aéreos de tendas e suprimentos para 16 mil famílias, incluindo lanternas movidas à energia solar, sairão nos próximos dias.

A agência atuará em coordenação com o Departamento de Desenvolvimento e Bem Estar Social filipino, a Comissão Nacional de Direitos Humanos e outras agências do Sistema Nações Unidas.

Para doar clique aqui.