Imagem do Consultor Carlos Contar / Foto Diego Pisante.

Imagem do Consultor Carlos Contar / Foto Diego Pisante.

Curitiba, Estado de Paraná, Brasil.- Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que de cada 100 empresas familiares no Brasil, apenas cinco chegam à terceira geração de administradores.

A pesquisa é de 2011 e expõe uma necessidade cada vez mais importante nas organizações familiares : a profissionalização da gestão da empresa para sua própria sobrevivência e crescimento. A demanda por uma administração mais profissionalizada é sinal dos tempos, alerta Carlos Contar, diretor regional da Business Partners Consulting. 

As empresas familiares foram ganhando mais espaço e visibilidade a partir dos anos 90. E agora estão em busca de expansão. Esse fator de estar sempre em expansão gerou a necessidade de se ter profissionais que tenham práticas mais apuradas de gestão, já que muitas vezes esse tipo de expertise não está dentro da família que controla o negócio”, explica Contar.

A profissionalização tem vantagens e deve ser encarada como um investimento no negócio familiar. Com o novo profissional vindo de empresas com boa governança e práticas operacionais, a empresa amplia seu conhecimento de mercado para futuras estratégias, além de contar com a experiência que ele teve em outras organizações.

O profissional também sai ganhando. “Em uma empresa menor ele poderá ter mais flexibilidade para trabalhar na implementação de projetos, como maior poder de tomada de decisão e nível maior de visibilidade dentro da organização pelos resultados”, exemplifica Contar.  “Para os dois lados é interessante. É um movimento que está sendo bastante observado aqui e no exterior, de profissionais oriundos de grandes empresas para trabalhar em outras menores, conseguindo uma carreira com novas realizações.”

Diante da facilidade de acesso à tecnologia para auxiliar na gestão, o executivo que ingressar na gestão de uma empresa familiar tem outro aliado. Segundo Contar, a tecnologia de informação e metodologias de processos e controles estão mais acessíveis às empresas de todos os tamanhos, facilitando a vida do profissional na administração da empresa.

Cabe assinalar que a informação foi remitida nas ultimas horas pela Comunicare Agência, edição Cristiane Dubena.