C2 Foto ONU Brasil       -Rio de Janeiro, Brasil.- No Fórum de Inovação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), nesta terça-feira (24), o secretário-geral da ONU pediu que inovadores utilizem a criatividade, ideias e inspiração para que os ODM sejam cumpridos.

Vocês vêm de diferentes áreas do conhecimento, mas compartilham o mesmo entendimento que devemos ajudar os membros mais vulneráveis da nossa família humana, para que possamos construir um mundo próspero e pacífico para todos nós”, disse Ban.”Vamos dar esperança aos mais de 1 bilhão de pessoas que ainda lutam na pobreza.”

Com o prazo final dos ODM se aproximando, funcionários das Nações Unidas pediram que países acelerem as ações em prol das metas que estimularam a redução da pobreza no planeta.

Com menos de 830 dias para data limite do ODM, agora é a hora de acelerar o progresso, não desistir”, disse a administradora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Helen Clark. O discurso foi realizado em um painel de alto nível, também nesta terça-feira (24), em paralelo à 68ª sessão da Assembleia Geral da ONU.

Entre as metas já cumpridas estão a redução pela metade do número de pessoas que vivem em extrema pobreza e o alcance de mais de 2 bilhões de pessoas a fontes melhoradas de água potável. Os países também têm feito grandes progressos nas metas de saúde, e estão perto de alcançá-las até 2015. Estas incluem a redução das taxas de mortalidade por malária e tuberculose e das infecções pelo HIV.

Mas o progresso na saúde, saneamento e conclusão da escola primária estão em risco. O desafio diante de nós continua grande. É maior do que a capacidade de uma única instituição. Ele vai além das capacidades da maioria dos governos. Precisamos de parcerias produtivas entre governos, setor privado e sociedade civil para acelerar o progresso”, concluiu o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim.

Cabe assinalar que a informação, traduzida no idioma português, foi fornecida pela ONU Brasil no dia 25 de setembro.