A Assembleia Geral da ONU receberá em seu plenário principal um tributo ao arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer e ao denominado Conselho de Projeto das Nações Unidas nesta quarta-feira, 24 de abril, às 17h de Nova York — 18h de Brasília. Haverá transmissão ao vivo pelo

Oscar Niemeyer

Oscar Niemeyer

Rio de Janeiro, Brasil.- O Conselho — em inglês United Nations Board of Design — foi o responsável pela concepção e construção da atual sede da ONU em Nova York. Oscar Niemeyer foi o autor do projeto número 32, selecionado entre os diversos que haviam sido apresentados, ao lado do projeto 23 do francês Le Corbusier. O brasileiro faleceu no dia 5 de dezembro de 2012, aos 104 anos de idade, no Rio de Janeiro.

A sessão terá a presença e declarações do Presidente da Assembleia Geral, Vuk Jeremic; do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon; do crítico de arquitetura Paul Goldberger; da Representante Permanente do Brasil junto às Nações Unidas, a Embaixadora Maria Luiza Ribeiro Viotti; e do Subsecretário-Geral da ONU de Comunicação e Informação Pública, Peter Launsky-Tieffenthal, que será o Mestre de Cerimônias.

Durante a sessão haverá uma exibição de imagens raras que retratam o trabalho dos projetistas da Sede da ONU, oriundas dos Arquivos das Nações Unidas.

Após seu falecimento, Ban Ki-moon destacou que o trabalho do brasileiro foi marcado por um “forte senso de humanismo e engajamento global”. Niemeyer foi responsável por muitas estruturas icônicas de todo o mundo e era o último membro ainda vivo da equipe de arquitetos que projetaram a sede da ONU, há 65 anos. O grupo de 10 arquitetos trabalhou por quatro meses entre janeiro e abril de 1947.