Coordenador Especial para a Paz no Oriente Médio, Robert Serry (à direita) cumprimenta um menino palestino durante sua visita a Gaza em novembro de 2012. Foto: ONU/Shareef Sarhan

Coordenador Especial para a Paz no Oriente Médio, Robert Serry (à direita) cumprimenta um menino palestino durante sua visita a Gaza em novembro de 2012. Foto: ONU/Shareef Sarhan

Rio de Janeiro, Brasil.- Comentando o lançamento de foguetes de Gaza para Israel e as tensões contínuas sobre questões não resolvidas de prisioneiros, um funcionário da ONU expressou nesta quarta-feira (3) preocupação com a situação volátil na região.

As Nações Unidas condenam o lançamento indiscriminado de foguetes contra áreas civis e exorta Israel a agir com moderação”, disse Robert Serry, Coordenador Especial da ONU para o Processo de Paz no Oriente Médio, em um comunicado.

É de suma importância que se abstenha de violência neste ambiente tenso e que as partes trabalhem construtivamente na resolução das questões subjacentes”, disse a declaração, se referindo ao lançamento de foguetes de Gaza a Israel nesta terça-feira (2) e quarta-feira (3).

Cabe dizer que, uma síntese do comunicado foi traduzida à idioma português e divulgado pela ONU Brasil no dia 3 de abril.

Os últimos disparos de foguetes são mais uma violação do acordo de cessar-fogo mediado pelo Egito, em novembro, que pôs fim a oito dias de violência em Gaza e Israel.

Serry disse que as novas violações arriscam minar a “compreensão” alcançada entre Israel e Gaza no final de 2012. “As Nações Unidas continuarão a apoiar os esforços egípcios para restaurar a calma e implementar integralmente o entendimento de cessar-fogo como o único caminho viável para resolver a situação insustentável em Gaza.”

ONU em Gaza reconstrói abrigos com doação da Arábia Saudita

Por meio da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNRWA), a ONU está presente em Gaza apoiando 7 mil famílias de refugiados, que recebem apoio para reparar e reconstruir casas danificadas durante o conflito de novembro, com a ajuda de 15,6 milhões de dólares doados pelo Fundo Saudita para o Desenvolvimento.

Estamos muito felizes e satisfeitos que, apenas quatro meses após o conflito e os danos ou a destruição desses abrigos, sejamos capazes de distribuir os subsídios em dinheiro para as 7 mil famílias de refugiados afetadas”, disse Robert Turner, Diretor de Operações da UNRWA em Gaza.

Nunca tínhamos sido capazes de fornecer apoio nesta escala para abrigos para refugiados danificados pela guerra em tão pouco tempo. Estamos muito gratos por esta doação rápida e generosa do Fundo Saudita para o Desenvolvimento”, completou Turner.