B7 Foto ONU Brasil. -  -.Rio de Janeiro, Brasil.- O General de Divisão brasileiro Edson Leal Pujol assume nesta quarta-feira (27) o posto de Force Commander, ou comandante da Força, da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH). Leal Pujol substitui o também brasileiro General de Brigada Fernando Rodriguez Goulart.

Cabe dizer que a informação foi remitida no dia 27 de março (16:04 HS.) pela ONU Brasil.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, é grato pelo desempenho do General Goulart a serviço da MINUSTAH, onde sua dedicação, profissionalismo e liderança contribuiu muito para os esforços das Nações Unidas de estabilização no Haiti.

O General Leal Pujol traz ampla experiência ao posto. Ele ingressou no Exército brasileiro em 1971 e, depois de graduar-se como um oficial de cavalaria em 1977, teve uma carreira militar notável no Brasil, ocupando uma série de posições de comando.

Como General de Brigada, comandou a 1ª Brigada de Cavalaria Blindada de 2007 a 2009. Em 2009, foi nomeado o comandante da Academia Militar das Agulhas Negras. Depois de promovido a General de Divisão em 2011, assumiu a chefia do Centro de Inteligência do Exército, sua última função.

O General é graduado na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e no Curso de Política e Estratégia.

Nascido em 1955, Leal Pujol é casado e tem dois filhos.