Sr. Hugo Rafael Chávez Frías

Sr. Hugo Rafael Chávez Frías

Rio de Janeiro, Brasil.- O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, lamentou nesta terça-feira (5) a morte do Presidente da Venezuela, Hugo Chávez. Por meio de uma declaração de seu porta-voz, Ban se disse “entristecido” com o falecimento de Chávez, que tinha 58 anos e lutava há mais de um ano e meio contra o câncer.

O Secretário-Geral ficou entristecido com a morte do Sr. Hugo Rafael Chávez Frías, Presidente da República Bolivariana da Venezuela. Ele oferece suas condolências à família do Presidente, ao Governo e ao povo da Venezuela.”

Cabe dizer que, a edição, conceitos e tradução à idioma português, foi feita pela ONU Brasil no dia 6 de março.

Ban elogiou o papel desempenhado pelo líder na integração regional e na mediação das negociações de paz entre a guerrilha colombiana e o governo vizinho.

O Presidente Chávez abordou os desafios e as aspirações dos venezuelanos mais vulneráveis. Ele deu um impulso decisivo para novos movimentos de integração regional, com base em uma visão eminentemente latino-americano, ao mostrar solidariedade para com as outras nações do hemisfério”, declarou seu porta-voz.

Sua contribuição para as negociações de paz em curso na Colômbia entre o Governo do Presidente Juan Manuel Santos e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) foi de vital importância.”

O Secretário-Geral renova o compromisso das Nações Unidas de trabalhar com o Governo e o povo da Venezuela em apoio ao seu desenvolvimento e prosperidade”, concluiu o comunicado.